Terapia para Homens
A grande maioria dos homens passam a vida inteira ouvindo frases como: "homem não chora", "isso é coisa de mulherzinha", ou "vai perder para uma menina?", "isso é coisa de viado", ou "terapia é frescura", e muitas outras frases que os afasta das noções de cuidado, expressão das emoções, e do autoconheciento, fazendo com que muitos sintomas emocionais sejam bloqueados e ignorados por toda uma vida.
A relação dos homens com seus pais e com a figura paterna também não é muito eficiente, na maioria das vezes, nossos pais tiveram pais que bloquearam suas emoções por pais que tiveram suas emoções bloqueadas. Tudo isso, com o intuito de preservar uma imagem masculina para parecer mais fortes. Isso é uma crença limitante extremamente negativa, e que perpetua a falta de carinho e autocuidado por gerações. Ser forte é saber expressar suas emoções. Ser forte é aprender a dizer "não". Ser forte é ser capaz de saber identificar onde dói em mim e no outro.
Atualmente, muitos homens têm procurado o processo terapêutico com o intuito de se entender dentro de todos esses papéis sociais exigidos pela masculinidade, e que trazem consequências desastrosas para sua relação consigo e com o outros. a taxa de suicídio é 3x maior entre os homens, justamente pela dificuldade que eles têm de entender suas dores e de conseguir expressá-las de forma sincera e sem agressividade, ou sem se colocar em situações de risco.
A Terapia voltada para os homens tem esse e outros objetivos: dentro de um local seguro e totalmente sem julgamentos, desconstruir essa imagem de que o homem é invencível, e de que não pode pedir ajuda, para dar lugar a uma pessoa mais integrada e consciente de suas capacidades e emoções.
Na terapia trataremos sobre:
-
Expressão das emoções
-
Aprender a pedir ajuda
-
Solidão
-
Agressividade
-
Competitividade
-
Bloqueios emocionais
-
Machismo
-
Homofobia
-
Paternidade
-
Sexualidade
-
Tristeza ou Depressão
-
Bullying
-
Saúde e Autocuidado
-
Infância e Adolescência
-
Rigidez
-
Autocobrança
-
Dificuldade de se relacionar
-
Autoestima
-
Luto e perdas
-
Estresse pós-traumático